Os artistas franceses, principalmente, se envolveram com os problemas sociais do seu tempo e procuraram livrar-se do historicismo imponente que conteve a produção da arte por décadas. O movimento conhecido como Realismo encontrou guarida na crítica e artistas tais como Gilbert promoveram uma exposição realística da vida moderna em suas múltiplas variações.
Victor Gabriel Gilbert nasceu em 1847 em Paris. Como seus pais não tinham suporte financeiro para mandá-lo à École des Beaux-Arts, Gilbert começou a trabalhar como aprendiz com Eugène Adam. À noite estudava na École de la Ville de Paris, para seu treinamento artístico oficial.
Gilbert expôs pela primeira vez no Salon, em 1873 com Les Apprêts du Dinere Avant le Bal, um ano antes do grupo dos Impressionistas apresentarem sua primeira pintura do gênero: Impressionist. Durante parte da década de 1870 Gilbert teve o suporte financeiro de Père Martin, um marchand com loja de arte na rua Lafitte, um encorajador do movimento Impressionista e da promoção de artistas novos e promissores. Martin comprou vários trabalhos de Gilbert que, em agradecimento, pintou o retrato de Mme. Martin, exibido no Salon em 1875.
Gilbert, então, já estava bem conceituado no meio artístico e transformou-se no pintor de Les Halles, uma área de Paris que existe ainda hoje, mas que, naquela época, era apenas um centro de vendedores e mercadores de rua. Com a tela Le Matin -um recanto do mercado de peixes em Les Hallesdurante a manhã- exibida no Salon em 1880, ganhou sua primeira medalha.
Como artista plenamente estabelecido como pintor realista dos aspectos da vida parisiense, teve o seu quadro Porteurs de Viande exibido no Salon de 1884. Embora seu estilo tenha se ampliado, Gilbert não negligenciou cenas unicamente burguesas, tais como Marché aux Fleurs, o que o ligava mais intimamente aos pintores Impresionistas, especialmente a Pierre-Auguste Renoir.
Em 1897 foi agraciado com o título de Chevalier de la Légion d onneur e continuou expondo regularmente no Salon até 1933. Em 1926 recebeu o Prix Bonnat.
Gilbert morreu em 1935. Foi influenciado não somente pelo realismo, mas também pelo Impressionismo. Sua vida e carreira no Salon testemunharam um período de transições estilísticas consistentes, influenciadas pela época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário