Eugéne viveu com a sua irmã
Henriette. Em 1815, completou a educação secundária. A partir de um conselho do
seu tio, o pintor Henri-François Riesener (1767-1828), entrou para o estúdio do
pintor neoclássico Pierre-Narcisse Guérin (1774-1833), e copiou Rafael e Rubens
no Louvre. O ano seguinte passou na École des Beaux-Arts, onde travou amizade
com Bonington e Pierret. Eugène e o seu sobrinho Charles de Verninac foram
acarinhados pela atmosfera agradável da casa familiar de Riesener, mas foi na
casa de sua irmã que conheceu o primeiro amor, a jovem inglesa Elisabeth
Salter. O retrato que fez dela data de 1817.
Delacroix recebeu, em 1819, a sua primeira encomenda, a Virgem das
Colheitas para a igreja em Orcemont; a influência de Rafael é evidente. Mas os
seus gostos pessoais estavam mais perto dos de Géricault, do qual ele admirava
A Jangada do “La Méduse”. Géricault consegue-lhe uma encomenda: a Virgem do
Sagrado Coraçãopara a Catedral de Ajaccio. A morte prematura de Géricault em
1824 deixou Delacroix devastado. A sua situação financeira ficou cada vez mais
precária devido a investimentos desastrosos, e era forçado a ganhar dinheiro
desenhando caricaturas. Graças ao apoio de Antoine-Jean Gros, uma das suas
obras foi aceita no Salon de 1822, e conseqüentemente adquirida pelo estado: A
Barca de Dante. Delécluze descreveu o quadro como um “borrão”, mas o jovem
jornalista Adolphe Tiers falou em “gênio” e viu a promessa de “grandes obras”,
uma promessa que Tiers ajudou a cumprir quando lhe foi atribuído um Ministério
após a Revolução de 1830. Começaram a aparecer os primeiros sintomas de
laringite
Delacroix viveu por uns tempos na
casa de um colorista inglês, Thales Fielding, que o introduziu na escola
inglesa da paisagem, em particular John Constable, cuja influência é clara na
Natureza Morta com Lagostas. No Salon de 1824, Delacroix apresentou o Massacre
de Quios, uma reação pessoal ao genocídio praticado por Sublime Porte contra os
gregos. Este tinha exigido vários estudos preparatórios. Este trabalho situou
Delacroix numa posição firme entre os pintores Românticos, contra os quais se
organizavam os clássicos liderados por Auguste Dominique Ingres. As aspirações
foram elevadas pelo exaltado Romantismo dos poetas que ele mais admirava:
Victor Hugo e Lord Byron.
Em 1825, através de Bonington,
Delacroix conheceu uma antiga bailarina da Ópera, Mme. Dalton, que se tornou
sua amante. Delacroix passou os meses de Verão na Inglaterra, entrando em
contato com a literatura inglesa; o que deu frutos nas suas ilustrações
litográficas para Macbeth e Hamlet. Também desenhou os heróis de Sir Walter
Scott e Byron. Alguns anos mais tarde, o Fausto de Goethe viria a inspirar uma
série de dezessete litografias, que foram publicadas em 1828.
A irmã de Delacroix, Henriette de Verninac, morre. Bonington morre
em 1828. No Salon de 1828, Delacroix exibiu A Morte de Sardanapalo, uma obra
altamente controversa, e a Execução de Marino Faliero. Em 1829 foi morar para o
15 quai Voltaire. Trabalhava muito: estudos para a Batalha de Nancy, para a
Batalha de Poitiers e muitos retratos. A Revolução de Julho de 1830 trouxe a
abdicação ao trono de Charles X e a coroação de Louis-Philippe. Na sua
Liberdade Guiando o Povo, Delacroix pintou um reflexo das lutas políticas que
ocorriam em seu redor. A controvérsia em torno da peça de Hugo, Hernani, acabou
com o triunfo do Romantismo. Entretanto Delacroix continuou a freqüentar a alta
sociedade. Enumerou Stendhal, Merimée e Alexandre Dumas entre os seus amigos.
Na Revue de Paris, publicou artigos sobre Michellangelo e Rafael. Todos os
Verões ficava em Valmont com os seus primos. Em 1831 foi condecorado pela
Légion d'honneur.
O ano de 1832 trouxe consigo um
grande acontecimento. A partir de uma recomendação de Mlle. Mars, Delacroix
conheceu o Conde Charles de Mornay, embaixador do sultão de Marrocos, Abd
er-Rahman. Delacroix foi escolhido para acompanhar o Conde numa viagem que
começaria com uma estadia em Tanger, depois Meknès, Cádis, Sevilha, Oran e
Argélia; regressou a França no dia 5 de Julho. Estes cinco meses preencheram os
blocos de apontamentos de Delacroix com desenhos, esboços e aquarelas. A vida e
os costumes árabes fascinaram-no e viriam a inspirar vários quadros.
A partir de 1833, Thiers encarregou
Delacroix de fazer a decoração do Quarto do Rei no Palácio de Bourbon. Apesar
das recusas do Salon e da rejeição da sua candidatura para o Institut de
France, Delacroix recebeu muitas encomendas e pedidos de retratos. Ele sentiu
profundamente a morte do seu sobrinho, Charles de Veminac, mas foi recebido
calorosamente na casa das famílias Pierret e de Villot, cuja mulher deste
último, Pauline, veio a ser sua amante e posou para ele na propriedade de
Villot em Champrosay. Também nesta altura começou a sua amitié amoureuse com
George Sand, embora os seus sentimentos mais ternos estivessem reservados para
a sua prima, Joséphine de Forget, que foi sua amante por muitos anos. As suas
Mulheres da Argélia nos seus Aposentos foi um grande sucesso no Salon de 1834.
Recebeu importantes encomendas.
Decorou a biblioteca da Chambre des députés, em 1840 a da Chambre des pairs no
Palais du Luxembourg, e depois a Capela do Santo Sacramento em Saint-Denis.
Para executar estas obras necessitou da ajuda de assistentes do seu estúdio,
Pierre Andrieu era o mais fiel de todos. Apesar de tudo continuou a expor nos
Salons: O Casamento Judeu em Marrocos, O Naufrágio de Don Juan, Medeia Prestes
a Matar os seus Filhos e A Entrada dos Cruzados em Constantinopla. Também
viajou: em 1839 foi para a Holanda com Elisa Boulanger; ficou muitas vezes em
Valmont; em 1842, visitou Nohant, aproximando-se bastante de Sand e Chopin.
Para aliviar o seu problema de garganta, Delacroix passou uma
temporada nos Pirinéus. Trouxe desenhos e aquarelas da paisagem da montanha. O
seu irmão Charles morreu em 1845. Eugène permaneceu mais algum tempo em Bordéus
devido ao testamento. A subida ao trono de Louis-Napoleon em 1848 trouxe a
esperança de mais encomendas do estado, mas a sua candidatura para o Institut
foi repetidamente recusada. Em 1849, ele foi encarregado de pintar a Capela de
Saint-Sulpice, embora o trabalho fosse adiado durante vários anos. Jenny Le
Guillou, sua amante durante vários anos, permaneceu no centro da sua vida até
ao fim. Delacroix conheceu Corot e escreveu um artigo sobre Gros.
Foi responsável pela decoração do
teto da Galeria de Apolo no Louvre que terminou em 1851. Antes de aceitar o
trabalho, fez uma viagem à Bélgica para adquirir a inspiração de Rubens. Também
decorou o Salon de la Paix no Hotel de Ville em Paris (esta obra foi destruída
durante a Commune). Delacroix passava a maioria dos Verões em Champrosay e em
Dieppe; as vistas marítimas e os quadros de flores que pintou em Dieppe
exerceram uma grande influência no impressionismo. Em 1855, exibiu quarenta e
oito quadros na Exposição Universal de Paris. Na oitava tentativa, tornou-se
membro do Institut. No ano anterior, tinha sido nomeado Commandeur da Légion
d'honneur.
Em 1857, Delacroix saiu do quai
Voltaire para o nº 6 da place de Fustenberg, onde ele tinha um estúdio que
estava constantemente sob altas temperaturas devido ao seu problema de
garganta. Em 1857, a França concluiu a conquista da Argélia. Houve muitos escândalos;
Flaubert foi processado devido à sua obra, Mme. Bovary e Baudelaire devido à
sua obra, As Flores do Mal. Em 1859, teve lugar o último Salon, no qual
Delacroix participou; apesar da sua assiduidade, já não conseguia trabalhar
continuamente e foi forçado a fazer retiros de descanso no campo. Em 1861,
completou os afrescos de Saint-Sulpice e começou a decoração da sala de jantar
do banqueiro Hartmann. Em 1863, o seu estado agravou-se; tencionava iniciar O
Chefe Marroquino Recebendo um Tributo e Tobias e o Anjo, mas morreu a 13 de
Agosto, só e afastado da fiel Jenny Le Guillou. No mesmo ano, foi inaugurado um
Salon des Refusés destinado aos artistas rejeitados pelo Salon oficial. Manet
gerou um grande alvoroço em torno do seu Déjeuner sur l'herbe, enquanto Cabanel
foi aclamado pelo seu Nascimento de Vênus.
O estúdio do artista foi vendido ao hotel Drouot. Fantin-Latour apresentou a sua Homenagem a Delacroix. Mesmo após a morte de Delacroix, “o príncipe dos Românticos”, a homenagem de Fantin-Latour foi considerada escandalosa.
Auto-Retrato |
Retrato de Frédéric Chopin |
A Liberdade Guiando O Povo, talvez a maior obra prima de Delacroix |
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