domingo, 11 de novembro de 2012

Desenhar Crianças/Luciano Cortopassi

Desenhar crianças nem sempre é uma tarefa fácil de executar, pois elas costumam se movimentar de modo imprevisível. Por isso, quando deseja captar a expressão infantil, o artista precisa fazer os traços com grande rapidez ou então basear seu trabalho numa série de esboços ou instantâneos fotográficos.
Rembrandt, Renoir, Mary Cassatt e Picasso são alguns dos grandes pintores que retrataram crianças. Rembrandt, por exemplo, elaborou pinturas muito tocantes de seu filho Tito; e Picasso igualmente, tomou o próprio filho por modelo para realizar uma de suas obras-primas: Retrato de Pablo Vestido de Arlequim (1924)
O artista principiante, porém, tem a tendência de desenhar as crianças como se fossem pequenos adultos. É preciso compreender que as proporções não são as mesmas: os ombros de uma criança são proeminentes; a cabeça é grande em relação ao corpo e os braços e pernas são bem compridos. É necessário levar ainda em conta que, nos pequenos, o crânio é maior em relação ao rosto.Também a articulação dos membros é diferente, além de variar de acordo com o crescimento.As feições são mais arredondadas, com traços menos marcados que nos adultos, e a pele é mais viçosa. Uma das melhores maneiras de assinalar todas essas diferenças é treinar muito num caderno de esboços ou apontamentos.

Texto: Luciano Cortopassi

"Rosa e Azul" de Renoir, Masp

Nenhum comentário:

Postar um comentário