quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Por que aprender Técnicas de Pintura / Luciano Cortopassi


Toda obra de arte utiliza um certo nível de conhecimentos técnicos e a manipulação dos materiais para poder transmitir uma mensagem pessoal. O conhecimento técnico pode ser definido como sendo a habilidade de executar os processos que acabam produzindo a obra de arte. Esta área inclui o conhecimento necessário para selecionar materiais e para preparar as superfícies que permitirão que continue seu trabalho, com a segurança de que terá o nível de permanência esperado.
   Em alguns casos dignos de nota, o desejo de adquirir e de aplicar novas técnicas levou pintores a práticas perigosas. O exemplo mais famoso disto talvez tenha sido o uso muito difundido, em pinturas a óleo da época vitoriana, de um preto betuminoso, utilizado para escurecer a tonalidade das pinturas, dando-lhes a aparência de obras antigas. Isto não apenas servia para descolorir os óleos, mas o encolhimento subseqüente, durante a secagem, causava rachaduras em muitas pinturas. As bases mais tradicionais são sensíveis
às mudanças atmosféricas e de temperatura e os grandes departamentos dedicados aos constantes reparos e renovações das obras-primas, e que existem em todos os principais museus, são um testemunho da impermanência essencial de todas as superfícies pintadas. Entretanto, através de um método cuidadoso, é possível assegurar que as cores irão manter suas densidades e brilhos e que as superfícies não ficarão empenadas ou deterioradas.
As técnicas artísticas – ou seja, os métodos usados para aplicar os materiais à superfície – fazem parte integrante do estilo individual do artista. As técnicas pessoais devem desenvolver-se a partir da procura dos meios que melhor sirvam para expressar as intenções individuais do artista. Entretanto, antes de chegar a uma forma de expressão madura e pessoal, que pode até incluir a rejeição dos métodos ortodoxos, é normal que o artista adquira alguns conhecimentos a respeito dos métodos e materiais básicos e tradicionais.
 O conhecimento técnico é evidenciado em qualquer grande coleção de obras de arte, e o aluno não deveria apenas ler a respeito disto e praticar a sua arte, mas também analisar cuidadosamente as obras dos grandes artistas. A técnica da pintura a óleo foi aperfeiçoada pelos holandeses, que produziram muitos dos principais artistas neste campo no decorrer dos séculos. Van Eyck, Rembrandt, Vermeer e Van Gogh deveriam ser estudados mais a fundo. 
Suas técnicas pessoais foram importantes fatores no desenvolvimento das gerações seguintes de artistas. No campo da pintura em aquarela, aconselho o estudo das obras dos mestres ingleses do século XIX, como Cotman, Turner, Constable, Cox, e também dos grandes mestres norte-americanos dos séculos XIX e XX, como Prendergast, Winslow Homer, Bellows, John Singer Sargent e Hopper. Dispondo de excelentes técnicas, eles foram capazes de conseguir tudo aquilo que desejavam com os vários materiais escolhidos.
Qualquer dúvida sobre técnicas de pintura entre em contato comigo, ou marque uma aula experimental através do   e-mail dersampasp@hotmail.com

Texto: Luciano Cortopassi



Nenhum comentário:

Postar um comentário