domingo, 9 de dezembro de 2012

Osmar Santos - Pinturas, Exemplo de Superação / Luciano Cortopassi


Considerado um dos maiores narradores esportivos do rádio e da TV brasileira Santos Formado em educação física, administração e direito, Osmar é conhecido como “O pai da Matéria”. Trabalhou nas rádios Jovem Pan, Record e Globo, além das redes de televisão Globo, Record e Manchete.Após sofrer um grave acidente de automóvel em 1994, teve que interromper sua brilhante carreira, que  traz boas lembranças aos torcedores dos clubes de São Paulo e da Seleção Brasileira.O locutor criou bordões que ecoavam nos estádios, como “Parou por quê, por que parou?”. Ao começar uma partida, sempre dizia “Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha” e constantemente evocava o “Aí, garotinho!”.
O Osmar Santos pintor nasceu num lance típico de futebol: a tabelinha. Assim como faziam os santistas Pelé e Coutinho nos áureos tempos do esquadrão da Vila Belmiro, em que dois jogadores evoluem em direção ao gol adversário trocando passes para desmontar as defesas bem fechadas. No caso da pintura, o Coutinho do Pelé Osmar foi o arquiteto e artista plástico Rubens Matuck. Ele dá aulas para o Osmar Santos há cinco anos, uma vez por semana, durante duas horas. De técnica de pintura e história da arte. E diz que teve poucos alunos tão aplicados quanto Osmar. "O progresso dele é fantástico", afirma. "Osmar é super-receptivo e segue à risca as sugestões transmitidas nas aulas. Um dos aspectos que mais trabalhamos é o desenho, como num processo de alfabetização para quem quer escrever melhor", conta Matuck. Quando começaram, Osmar Santos já tinha noções de cores e formas. Hoje, trabalham muito a sua recepção visual, que apresenta dificuldades. Para tanto, utilizam modelos vivos, nus, na primeira metade da aula. Na segunda, Matuck avalia os trabalhos realizados em casa pelo aluno e discute aspectos da história da arte.
Rubens Matuck formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo. Exerce as artes plásticas desde 1968. Suas especialidades são a aquarela, desenho, gravura e escultura em madeira. Fez cerca de 20 exposições, no Brasil e exterior. O Coutinho que faz tabela com Osmar, como se vê, também é um verdadeiro Pelé no campo das artes. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário