terça-feira, 27 de novembro de 2012

Restauração da obra mais famosa de Victor Meirelles é alvo de denúncias / Luciano Cortopassi


Seis anos depois de concluído, o último restauro feito no mais famoso quadro do catarinense Victor Meirelles (1832-1903), A Primeira Missa no Brasil, é alvo de denúncias em uma reportagem da Revista de História da Biblioteca Nacional, edição de novembro. No texto, o historiador Carlos Levy e o restaurador Cláudio Valério Teixeira apontam o que seria um erro grave no processo de recuperação da obra, finalizado em 2006.
De acordo com reportagem da revista, Teixeira - que é membro do Conselho Consultivo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, instituição responsável pelo restauro e onde o quadro está alocado - apontou o surgimento de duas faixas de cor neutra nas extremidades laterais da tela, além de perda de profundidade na imagem.
O Museu de Belas Artes se defende, dizendo que as faixas são um retorno ao original, antes encoberto por restaurações anteriores. A pintura foi exposta em Santa Catarina em 2008, já restaurada, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), que fica no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.

Restauradora esteve em Santa Catarina

A equipe que conduziu o restauro, em 2006, foi coordenada por Andréa Pedreira. Em 2008, Andréa esteve em Florianópolis e ministrou uma palestra sobre o procedimento adotado no restauro do quadro. — A faixa em questão era encoberta por uma massa de nivelamento e uma repintura, que não pertenciam ao original de Meirelles. Andréa, então, fez o que todo restaurador faz, que é retirar. Isso, pra quem é da área, tem justificativa — explicou a restauradora Márcia Escorteganha, que esteve presente na palestra.
Também por aqui, o museu que leva o nome do artista - Victor Meirelles, no Centro de Florianópolis - disse que, como a restauração foi feita pelo MNBA, não há como comentar o assunto, do ponto de vista técnico. — Não temos departamento e nem um especialista em restauração aqui no Museu Victor Meirelles. Essa questão é direto com o MNBA — disse o assessor de comunicação do museu, Anderson Loureiro. A reportagem tentou entrar em contato com Andréa Pedreira, mas a funcionária do MNBA não foi localizada. O quadro A Primeira Missa, concluído por Meirelles em 1860, é uma das pinturas mais representativas da história do Brasil. A obra retrata a cerimônia do ano 1500, que marca a descoberta da então Ilha de Vera Cruz. Com mais de um século e meio de existência, o quadro - que mede  2,70 x 3,57 sem a moldura - já passou por outras três restaurações.

Créditos: Diário Catarinense e ClicRBS
Quadro antes da restauração

Quadro exposto, já restaurado















Nenhum comentário:

Postar um comentário