segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pietro Perugino Biografia / Luciano Cortopassi

Pietro Vannucci, conhecido como Perugino, o maior expoente da pintura da Úmbria do século XV, parece ter nascido entre 1448 e 1450 em Città della Pieve, sob o domínio de Perugia.
Pouco é conhecido dos primeiros passos de Perugino no mundo da arte, mas pode ter sido  aluno de Fiorenzo di Lorenzo (c. 1440-1525), um pintor de Perugia ,pintor de grande renome no seu tempo, mas também muito criticado pelos artistas que vieram depois dele. Perugino  começa cedo sua trajetória, tornando-se  discípulo de Piero della Francesca.
Em Florença, em 1472,  matriculou -se na Compagnia di San Luca e trabalhou na oficina de Andrea del Verrocchio , onde até mesmo Leonardo da Vinci era um aprendiz e se tornou colega de classe.
Nenhuma obra lhe  pode ser com certeza atribuída antes de 1478, ano em que o pintor realizou afrescos da igreja de Cerqueto, perto de Perugia, com um mural pintado em gesso com pigmentos dissolvidos em água, e que até hoje continuam bem conservados .Perugino com este trabalho alcançou  fama considerável neste período, uma vez que o Papa Sisto IV convidou-o a Roma para trabalhar no Vaticano.
O artista está trabalhando ao lado de artistas como Botticelli , Ghirlandaio , Cosimo Rosselli, ele pintou afrescos do altar falso da Capela Sistina, algumas caixas com "histórias" de Moisés e de Cristo, e do famoso: Entrega "de Chaves para São Pedro. "Destas "Histórias" é apenas a entrega das chaves a São Pedro, uma obra-prima que vai influenciar fortemente Rafael, enquanto os outros serão destruídos por Michelangelo em 1535-1536, a fim de dar espaço para o "Juízo Final"
Entre as melhores  obras realizadas neste período são a "Madonna aparecendo para São Bernardo" (1493), Nossa Senhora e os Santos, a Lamentação sobre o Cristo Morto "(1495), e o afresco da Crucificação (1495-1496) no convento florentino de Santa Maria Madalena dei Pazzi, o grande retábulo de Vallombrosa ( Florença, Uffizi Gallery, 1500), e o retábulo da Anunciação (Florença, Accademia Gallery, 1505-1507).
Estas obras são caracterizadas por grandes figuras escultóricas de graça, arquitetônica renascentista definindo dentro do quadro as imagens harmoniosamente.  O espaço no primeiro e no segundo plano está bem definido, enquanto que o efeito de fundo constitui um espaço infinito.
Durante este período, Perugino pintou o seu retrato mais famoso, o de Francesco Delle Opere onde o pintor usa a técnica dos pintores flamengos do século XV, e, especialmente,  do artista flamengo Hans Memling.
Em  Perugia, onde ele já havia pintado o retábulo Decemviri (1495), o políptico de São Pedro (1496), por volta de 1500, Perugino pintou também uma série de afrescos no Salão de Audiências do Collegio del Cambio em que insere um auto-retrato e o O casamento da Virgem (1503-1504) para a capela na Catedral de Sant'Anello.
Perugino viaja muito, indo de cidade em cidade, talvez impulsionado por aquilo que o biógrafo Vasari não hesite em definir como “ganância”, mas isso não o impede de obter uma reputação como "singular mestre na arte do afresco" e ser considerado "o melhor mestre da Itália ", pelo menos por seus contemporâneos.
O século XVI representa um declínio lento para o artista, muitos dos clientes eventualmente se cansam de seus esquemas de composição, mesmo para o interesse nascente de uma nova geração de artistas como Fra 'Bartolomeo e Andrea del Sarto .
Em 1508 Perugino temporariamente volta a Roma para pintar o círculo no teto de uma sala, no Vaticano, arruinada por um incêndio. Para os frescos nas paredes da sala foi encomendado ao seu pupilo Rafael, que, depois de deixar o estúdio de Perugino, provou maior  fama que o mestre. Um dos últimos trabalhos de Perugino foi a conclusão em 1521 de alguns afrescos em S.  Severo em Perugia, que haviam sido iniciados por Rafael. Perugino estava comprometido com o afresco da Natividade, na igreja de Fontignano (Afresco agora na National Gallery, em Londres ), quando em fevereiro ou março de 1523,  foi tomado pela Peste, falecendo em seguida.
  














Nenhum comentário:

Postar um comentário