Pietro Vannucci, conhecido
como Perugino, o maior expoente da pintura da Úmbria do século XV, parece ter
nascido entre 1448 e 1450 em Città della Pieve, sob o domínio de Perugia.
Pouco é conhecido dos
primeiros passos de Perugino no mundo da arte, mas pode ter sido aluno de
Fiorenzo di Lorenzo (c. 1440-1525), um pintor de Perugia ,pintor de grande
renome no seu tempo, mas também muito criticado pelos artistas que vieram
depois dele. Perugino começa cedo sua trajetória, tornando-se discípulo
de Piero della Francesca.
Em Florença, em 1472,
matriculou -se na Compagnia di San Luca e trabalhou na oficina de Andrea del
Verrocchio , onde até mesmo Leonardo da Vinci era um aprendiz e se tornou
colega de classe.
Nenhuma obra lhe pode
ser com certeza atribuída antes de 1478, ano em que o pintor realizou afrescos
da igreja de Cerqueto, perto de Perugia, com um mural pintado em gesso com
pigmentos dissolvidos em água, e que até hoje continuam bem conservados
.Perugino com este trabalho alcançou fama considerável neste período, uma
vez que o Papa Sisto IV convidou-o a Roma para trabalhar no Vaticano.
O artista está trabalhando ao
lado de artistas como Botticelli , Ghirlandaio , Cosimo Rosselli, ele pintou
afrescos do altar falso da Capela Sistina, algumas caixas com
"histórias" de Moisés e de Cristo, e do famoso: Entrega "de
Chaves para São Pedro. "Destas "Histórias" é apenas a entrega
das chaves a São Pedro, uma obra-prima que vai influenciar fortemente Rafael,
enquanto os outros serão destruídos por Michelangelo em 1535-1536, a fim de dar
espaço para o "Juízo Final"
Entre as melhores obras
realizadas neste período são a "Madonna aparecendo para São Bernardo"
(1493), Nossa Senhora e os Santos, a Lamentação sobre o Cristo Morto
"(1495), e o afresco da Crucificação (1495-1496) no convento florentino de
Santa Maria Madalena dei Pazzi, o grande retábulo de Vallombrosa ( Florença,
Uffizi Gallery, 1500), e o retábulo da Anunciação (Florença, Accademia Gallery,
1505-1507).
Estas obras são caracterizadas
por grandes figuras escultóricas de graça, arquitetônica renascentista
definindo dentro do quadro as imagens harmoniosamente. O espaço no
primeiro e no segundo plano está bem definido, enquanto que o efeito de fundo
constitui um espaço infinito.
Durante este período, Perugino
pintou o seu retrato mais famoso, o de Francesco Delle Opere onde o pintor usa
a técnica dos pintores flamengos do século XV, e, especialmente, do
artista flamengo Hans Memling.
Em Perugia, onde ele já
havia pintado o retábulo Decemviri (1495), o políptico de São Pedro (1496), por
volta de 1500, Perugino pintou também uma série de afrescos no Salão de
Audiências do Collegio del Cambio em que insere um auto-retrato e o O casamento
da Virgem (1503-1504) para a capela na Catedral de Sant'Anello.
Perugino viaja muito, indo de
cidade em cidade, talvez impulsionado por aquilo que o biógrafo Vasari não
hesite em definir como “ganância”, mas isso não o impede de obter uma reputação
como "singular mestre na arte do afresco" e ser considerado "o
melhor mestre da Itália ", pelo menos por seus contemporâneos.
O século XVI representa um
declínio lento para o artista, muitos dos clientes eventualmente se cansam de
seus esquemas de composição, mesmo para o interesse nascente de uma nova
geração de artistas como Fra 'Bartolomeo e Andrea del Sarto .
Em 1508 Perugino
temporariamente volta a Roma para pintar o círculo no teto de uma sala, no
Vaticano, arruinada por um incêndio. Para os frescos nas paredes da sala foi
encomendado ao seu pupilo Rafael, que, depois de deixar o estúdio de Perugino,
provou maior fama que o mestre. Um dos últimos trabalhos de Perugino foi
a conclusão em 1521 de alguns afrescos em S. Severo em Perugia, que
haviam sido iniciados por Rafael. Perugino estava comprometido com o afresco da
Natividade, na igreja de Fontignano (Afresco agora na National Gallery, em
Londres ), quando em fevereiro ou março de 1523, foi tomado pela Peste, falecendo em seguida.
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