segunda-feira, 15 de julho de 2013

Máxime Maufra biografia /Luciano Cortopassi

Máxime Maufra (Nantes, 1861 - Ponce, 1918)

Maxime-Émile-Louis Maufra nasceu em Nantes em 17 de Maio de 1861. Ele completou seus estudos na escola secundária em sua cidade natal, onde também teve aulas de desenho. Dois pintores locais, Charles Lebourg e Charles Le Roux, foram seus primeiros mestres. Ao longo de sua carreira, Maufra seguiu adiante pintando os motivos que  tinha estudado em sua juventude, como o mar, portos, navios e paisagens.
Com a idade de vinte anos ele viajou para a Inglaterra, com o objetivo de estudar o trabalho dos paisagistas ingleses, como Turner e Constable, que deixaram uma profunda impressão sobre ele.
Em 1886, Maufra participou do Salon, mostrando duas pinturas. No entanto, mais tarde ele tornou-se mais intimamente associado com Salão dos Independentes. Durante a década seguinte, ele desistiu completamente de seu envolvimento no negócio da família e se mudou para Brittany. Em Pont-Aven, onde permaneceu por seis meses.
Lá  conheceu Gauguin. Maufra, mais tarde foi considerado um membro da Escola de Pont-Aven, juntamente com Émile Bernard, Gustave Loiseau e Henry Moret, entre outros. Em 1894, 1896, 1897 e 1901, ele participou de uma série de exposições, a primeira das quais foi um show monográfico de seu trabalho em Le Barc de Bouteville, e mais tarde na galeria Durand-Ruel.
As pinturas de Maufra geralmente retratam paisagens marinhas e rochedos, na Bretanha e na Normandia. Ele também visitou a região de Dauphiné e os arredores de Le Havre,
Douarnenez e Locronan. Maufra é considerado um seguidor dos impressionistas, e compartilhou sua preferência para a luz e claridade, mas mesmo assim seu trabalho difere em seu manuseio mais sólido. Ele morreu em 23 de maio de 1918, em Ponce.











Nenhum comentário:

Postar um comentário