domingo, 13 de janeiro de 2013

Berthe Morisot Biografia / Luciano Cortopassi

Berthe Marie Pauline Morisot (14 de janeiro de 1841 - 2 de março de 1895) foi uma pintora impressionista francesa, e a principal figura feminina nesse movimento artístico.
Em sua formação, aprendeu com vários artistas, inclusive Chocarne-Moreau e Guichard, Millet e Corot. Em 1863, na cidade de Pontoise, começou a pintar ao ar livre, e nessa época conheceu os pintores Daubigny e Daumier. Foi durante esse período, no início da carreira , que ela viajou pela Espanha e Inglaterra. Quando conheceu Monet, o famoso artista, passou a ajudá-lo em seu trabalho, posando como modelo para suas obras e conheceu Eugênio, irmão de Monet, por quem se apaixonou e casou. Em 1874, participou da primeira exposição de impressionismo e, logo depois, partiu numa porção de viagens de estudo pela Bélgica, Países Baixos e Itália. Em 1886 e 1887, suas pinturas foram apresentadas em Nova York e Paris.
Segundo críticos atuais, sua obra é bastante surpreendente, talvez devido ao fato de que mulheres foram, durante um bom tempo, excluídas da Academia de Belas Artes, para que dessem mais atenção ás tarefas domésticas ou, simplesmente, estivessem longe da prática profissional das artes. Porém, sabe-se que Pisarro, Renoir e Monet, além dos outros demais artistas, sempre estiveram conscientes do talento de Morisot, como afirmou o próprio Pisarro ,no ano de 1895: "Berthe foi uma grande mulher de talento extraordinário, que honrou o nosso grupo impressionista."







Nenhum comentário:

Postar um comentário