domingo, 2 de dezembro de 2012

Pintura de Nus / Luciano Cortopassi

Se você gosta de pintar figura humana, é essencial que dedique boa parte de seus esboços e quadros a nus. Somente assim poderá apreender as noções básicas de anatomia, que lhe permitirão representar com fidelidade um modelo – vestido ou não. Além disso, pintar nus desenvolve sua habilidade para reproduzir tons da pele, na exata temperatura exigida pelas áreas de luz e sombra.

A anatomia

Sem conhecer o esqueleto e estrutura dos músculos é praticamente impossível pintar figuras vívidas e realistas. Antes de tentar colocar na tela um braço dobrado por exemplo, você precisa saber que os músculos se contraem ou se distendem para permitir tal posição e precisa mostrá-los em sua pintura.
Faça vários estudos de modelos femininos  e masculinos, cuja estrutura óssea muscular é bastante distinta. As mulheres têm uma camada de gordura sob a pele, que esconde os músculos e suaviza os membros. Já os homens têm músculos e ossos claramente definidos e tendões vigorosos. Por essa razão, a anatomia masculina é mais fácil de pintar, e a feminina é muito mais sutil.

A cor da pele

A parte do corpo coberta pela roupa apresenta a pele mais clara e macia do que áreas expostas ao sol, como as mãos e o rosto.  Fique atento não só para essas mudanças  de tom , mas também para a passagem de uma tonalidade a outra, como ocorre, por exemplo, nos braços, nas pernas e coxas. Observe bem tais aspectos antes de pegar no pincel, e misture as cores de acordo com as mudanças verificadas. Sem isso, você não conseguirá pintar um nu convincente e natural.
Outro fator que você precisa levar em consideração para produzir um bom nu é o jogo de luz e sombra. A pele que você pintar só parecerá real se atingir o equilíbrio entre os claros e os escuros.Lembre-se de que, na sombra, a pele é fria e tem um tom ligeiramente cinza-esverdeado.

Procedimento para a pintura

Um dos maiores problemas com que depara um pintor de figuras humanas é a dificuldade de fazer o modelo assumir exatamente a mesma pose em diferentes jornadas de trabalho.
Uma forma de solucionar isso consiste em anotar todas as informações essenciais logo na primeira sessão de pintura e depois ater-se à concepção original. Procure começar com uma pintura de base tonal, que lhe permite captar os elementos passo a passo.
Assim, você adquirirá confiança gradativamente, à medida que a pintura progredir.
Quando aplicar as cores, pinte primeiro o fundo, pois ele sempre influi na cor da pele. Por –exemplo, um fundo quente faz com que ala pareça mais fria – e portanto, obriga-o a preparar suas misturas cor de pele um pouco mais quentes..
Para pintar a pele, faça primeiro as sombras e os claros e escuros nas duas áreas tonais, usando como guia a pintura de base, ainda visível. Finalmente, pinte as partes iluminadas, usando, normalmente, tinta mais espessa.

A pose ideal

Para obter melhores resultados, coloque o modelo numa posição natural e confortável. Se possível, deixe-o escolher sua própria pose, quanto mais à vontade ele estiver, maiores as chances de produzir uma pintura realista e espontânea.
Em geral, as posições mais adequadas são sentada ou reclinada, pois o modelo pode mantê-las por períodos mais longos. Se, preferir pintar uma figura em pé, lembre-se de que os pés devem estar inteiramente apoiados no chão. Seja qual for a posição escolhida, dê uma folga ao modelo a cada quarenta minutos ou menos.

Texto: Luciano Cortopassi























Nenhum comentário:

Postar um comentário