segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Algo Simples sobre as Cores / Luciano Cortopassi


Cores são percepções visuais através das células cones, que transmitem ao nervo ótico as impressões que vão direto ao sistema nervoso. A cor tem a ver com os olhos, com a retina e com a informação presente no cérebro. Por isso, dizemos que os objetos não tem cor, pois a cor corresponde a uma sensação interna que é provocada por estímulos físicos da natureza.
A cor tem muito a ver com a iluminação, e com o período do dia, quando estamos acostumados com uma determinada cor, o nosso cérebro vai corrigir esta cor automaticamente pela cor já existente. Portanto embora a radiação mude a mente humana reconhece os padrões que constam nos estímulos perceptivos. A ciência que estuda a medida das cores é a colorimetria, ela estuda a quantificação da cor, o tom, a saturação que mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente, e a intensidade da cor que é caracterizada pela força da cor.
As cores são divididas em primárias, secundarias, terciárias e neutras. As cores primárias são o vermelho, amarelo e azul, as cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias, o verde, o roxo e o laranja, as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primaria com uma ou duas cores secundárias; as terciárias são todas as outras cores.  As cores neutras tem pouco reflexo, elas são mais usadas como complemento de outra cor. Entre as neutras temos os tons cinza e os marrons que claros são chamados de bejes.
A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor. Se rodarmos o disco das cores com veemência veremos que as cores desaparecerão e ele aparecerá totalmente branco.
Círculo Cromático




Um comentário:

  1. Que ótimo post... o disco das cores me lembrou as aulas de física no tempo da escola... acho muito interessante...

    ResponderExcluir