terça-feira, 6 de novembro de 2012

Loris, Meu Primeiro Professor de Arte / Luciano Cortopassi


Aqui está a história de uma de um dos maiores seres humanos que já conheci até hoje, meu primeiro professor de desenho e pintura. Aquele que ensinou-me os rudimentos da pintura. pude conviver com ele durante vários anos e aprender muito, não só sobre arte, como também sobre a vida. Loris nos deixou em 2009 aos 96 anos, e uma grata coincidência foi encontrar sua biografia na Wikipédia, por isso como homenagem mínima a este mestre, dedico-lhe esta postagem.

Loris Foggiatto (Curitiba, 1º de março de 1913 - São Paulo, 22 de março de 2009) foi um artista plástico, fotógrafo e professor de desenho paranaense radicado em São Paulo e conhecido pelas gravuras e quadros com nus femininos.
O pai, Domingos Foggiatto, foi fotógrafo da imprensa oficial do Estado do Paraná e considerado muito adiantado para a época, foi pioneiro nas artes plásticas e na fotografia, além de proprietário de dois cinemas, teatros e circos.
Mudou-se para São Paulo e 1934 para trabalhar como gráfico do jornal Folha da Noite (atual Folha de S. Paulo), onde permaneceu até 1969, quando as impressoras foram substituídas por sistemas de impressão mais modernos.

Artes plásticas e fotografia

Ainda jovem, a veia artística herdada do pai apareceu, começando a fotografar o cotidiano de São Paulo - deixou mais de 10 mil imagens entre ampliações e negativos.
Em meados da década de 1940, foi aprender desenho na Associação Paulista de Belas Artes. Destacou-se como aluno dos artistas Inocêncio Borghese e Aurélia Cavalcante. Mais tarde, aperfeiçoou-se com os artistas Durval Pereira, Colette Pujol e Waldemar da Costa.
Pela aptidão que tinha especialmente em desenho, logo passou de aluno para professor. Deu aulas de desenho e pintura por mais de 40 anos na APBA. Muitos pintores renomados tiveram aulas com o professor Foggiatto. Participou da diretoria da APBA por duas décadas. Deu aulas de nu artístico com modelos ao vivo, por varias décadas, quando o nu se tornou uma especialidade sua. Foi um grande apreciador da beleza feminina, produzindo uma enorme quantidade de desenhos e quadros que têm um traço especial evidenciando a sensualidade feminina, não explorando o erotismo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário