sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Alguns Gêneros da Pintura / Luciano Cortopassi

Retrato:

            Gênero que surgiu a partir do período da Renascença, e é considerado como um precursor da fotografia. Rembrandt ficou famoso pintando retratos, e esta técnica fiel nos permitiu conhecer as fisionomias de Colombo, René Descartes, entre outros. O retrato mais famoso é a La Gioconda de Leonardo da Vinci. Os pintores desenvolveram a técnica do terço, até hoje utilizada na fotografia e em vídeo. A regra diz que os olhos da pessoa devem estar a altura de um terço superior, assim como a linha do horizonte na paisagem. A pessoa não deve ficar de frente e no centro, como se faz quando se tira uma foto para documento, mas parcialmente em perfil.

Auto-retrato:

          É a imagem do próprio artista. O mesmo Rembrandt que adquiriu fama pintando retratos, teve sua imagem comprometida ao produzir dezenas de auto-retratos, pois foi acusado de pintar só o que desejava. Na verdade, poucos pintores resistiram ao desejo de deixar uma marca da sua passagem pela vida.

Natureza-morta:  
  
        Representação de seres inanimados, (vaso com flores, frutas sobre a mesa). Há registros desse tipo de pintura desde a idade média, mas é no Renascimento que este gênero se consolida, com obras de Pieter Aertsen Michelângelo e Caravaggio. Davi Ribeiro explica que por muitas vezes, a natureza morta foi considerada um gênero menor, porque é feita por homens, e não sobre eles. Ainda que a disposição dos elementos pareça despretenciosa, Cézanne a estudava criteriosamente, antes de pintar.

Paisagem :
 
       Gênero que surgiu durante o Renascimento, e representa um lugar, urbano ou no campo. A paisdagem natural é obtida na natureza, virgem da interferência humana. A paisagem modificada pela ação do homem (Um edifício, por exemplo), é chamada de Humanizada. O período renascentista trouxe ênfase a este gênero de pintura

Nu :

     Gênero muito praticado na Grécia antiga por escultores, mas foi perdendo espaço devido aos rigores da religião. Ao final do Renascimento, os excessos religiosos foram atenuados, então o nú artístico se popularizou novamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário