domingo, 2 de setembro de 2012

Almeida Júnior/Dia do Artista Plástico


Almeida Júnior (1850-1899) foi um pintor e desenhista brasileiro.

O dia do artista plástico é comemorado em 8 de maio, dia do nascimento do pintor. Nascido em Itu, foi o primeiro pintor a retratar em seu trabalho, o tema regionalista, na fase madura de sua obra. Após produzir algumas obras sacras na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, partiu para o Rio de Janeiro, ingressando na Academia Imperial de Belas Artes. Com seu jeito caipira chamava atenção de todos. Teve professores importantes como Jules Le Chevrel, Pedro Américo e Vitor Meireles. Abriu atelier em Itu onde trabalhava como professor e retratista. Estudou em Paris onde produziu grande número de obras-primas.


Almeida Júnior (1850-1899) nasceu no dia 8 de maio, em Itu, São Paulo. No ano de 1869 foi para o Rio de Janeiro onde ingressou na Academia Imperial de Belas Artes. Foi aluno de Pedro Américo e de Julio Le Chevrel. No ano de 1875 foi aluno do célebre Vitor Meireles. Em 1876 o imperador D. Pedro II, admirado com o trabalho de Almeida Júnior, financiou seus estudos em Paris. Matriculado na École National Supérieure des Beaux-arts, foi aluno de Alexandre Cabanel.


Morando no bairro de Montmartre, produziu várias obras-primas, permanecendo em Paris até o ano de 1882. Em sua curta permanência na Itália, entrou em contato com grandes pintores.


De volta ao Rio de Janeiro ainda em 1882, realiza sua exposição na Academia Imperial de Belas Artes, reunindo suas obras produzidas em Paris. Em 1883 abre seu atelier em São Paulo, onde além de formar grandes nomes da pintura, realiza várias exposições. Em 1884 recebe o prêmio concedido pelo governo Imperial, A Ordem da Rosa.


José Ferraz de Almeida Júnior morreu no dia 13 de novembro no ano de 1899, em frente ao Hotel Central de Piracicaba, São Paulo, assassinado por seu primo José de Almeida e marido de Maria Laura, ao descobrir que estava sendo traído.


Muitos de seus quadros representam nosso povo. O quadro "Picando Fumo" e "Caipiras Negociando" receberam o prêmio Medalha de Ouro, em Chicago. Outros belíssimos quadros são: Belisário, Leitura, Cupido, Partida da Nação, O Importuno, Casinha Caipira, Saudade, Recado Difícil e Nhá Chica. Seus trabalhos mais representativos encontram-se na Sala Almeida Júnior da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Entre as exposições de que participou destacam-se o Salão de Artistas Franceses, Paris, 1880/1881/1882; Academia Imperial de Belas-Artes, Rio de Janeiro, 1884/1889; Exposição Internacional Colombiana, 1893 (Medalha de Ouro); Bienal de São Paulo - Sala Paisagem Brasileira em 1900 e 1953.



Nenhum comentário:

Postar um comentário